sábado, 15 de agosto de 2015

93. O EDUCADOR COMO GESTOR E COMO AVALIADOR NA SALA DE AULA


Cipriano Luckesi

A avaliação --- como uma investigação da qualidade da realidade --- não resolve nada, nem aprova nem reprova, nem inclui nem exclui.

Ela só revela aquilo que o avaliador pede para ela revelar (se for metodologicamente bem conduzida), seja no que se refere aos resultados de uma ação passada, seja no que se refere aos resultados de uma ação presente, seja revelando, frente a qualidade da realidade  no presente, que o futuro poderá ter alguma previsibilidade.

Quem escolhe e decide é o gestor. Ele, com o suporte da avaliação, decide, seja aceitar o passado com a qualidade que teve, seja acolher o presente, seja decidir investir  mais para obter resultados mais satisfatórios do que os já obtidos.

Nas instituições, usualmente, um é gestor e outro é o avaliador. Ainda que atuem juntos (ao menos assim devem agir) na busca dos resultados desejados, são personagens diferentes. Todavia, na sala de aula, o educador é, ao mesmo tempo, gestor e avaliador. Daí, usualmente, confundir os papéis. Vale sinalizar que quem decide é sempre o gestor (o educador em sala de aula é o seu gestor)

Contudo, para agir com adequação, o educador necessita distinguir quando está atuando como avaliador e quando está atuando como gestor. Como avaliador --- usando recursos metodológicos adequados --- busca revelar a qualidade da realidade; como gestor busca (e deve buscar) tomar decisões de investir sempre mais, a fim de que os resultados de sua ação atinjam a satisfatoriedade.

Em nosso cotidiano escolar, não temos tido essa clareza sobre avaliação e gestão. Daí, a avaliação, ao invés de ser a auxiliar para a busca do sucesso (a Fada Madrinha), tornou-se (através dos exames escolares) a Bruxa má. E, então, parece que é a avaliação quem toma essa decisão de aprovar ou reprovar. Contudo, quem faz isso é o gestor.


Necessitamos aprender que a avaliação, como nossa parceira, só tem por missão nos informar se estamos no caminho adequado com nossa ação ou se necessitamos investira mais e mais, tendo em vista obter os resultados desejados. Afinal, todos podem aprender, se forem cuidados.


_________

OBSERVAÇÃO – Na aba direita deste blog está publicado o índice de todos os textos publicados neste perfil. O leitor poderá cotejá-lo, escolhendo conteúdos que possam interessar-lhe.



===============================================================

Um comentário:

  1. Bom dia Professor! Os seus artigos sempre deixam uma aprendizagem, permite me perguntar o seguinte: como o educador poderá fazer para que possa corrigir os resultados não satisfatórios tendo em conta que nosso período escolar esta calendarizado?

    Cordialmente
    Meque

    ResponderExcluir