Cipriano Luckesi
Ainda que já tenha escrito sobre o tema das notas e registros da qualidade do desempenho dos estudantes, de vez em quando, recebo uma pergunta com esse mesmo viés de abordagem. Então, mais uma vez cuido desse tema.
Para
iniciar, importa dizer que não há diferença entre os registros dos resultados
escolares por nota (registro numérico) ou por conceitos (registro por letras ou
qualidades), ou ainda por um relatório descritivo das condutas dos estudantes.
Será sempre registro, somente isso.
Esse
fato justifica a prática comum entre os educadores de traduzir (intermediar) um
modelo de registro por outro; fenômeno conhecido de todos. As perguntas no
cotidiano escolar são aproximadamente assim: “S” vale quanto? “M” vale quanto? “I”
vale quanto? “Esse seu relatório descritivo da aprendizagem do estudante vale
que nota?”. E, desse modo, em diante...
A
avaliação não tem a ver com a “forma de registro de resultados”, mas sim com o
“acompanhamento da qualidade dos resultados obtidos na prática de ensinar e
aprender” E, se necessário, oferecer base para uma intervenção na perspectiva
de melhorar a qualidade do desempenho, que, por acaso, ainda não fora atingira.
Então,
a questão não está no registro por números, letras ou qualidades, mas sim no
investimento do educador na efetiva aprendizagem do educando.
O
registro do desempenho do educando é uma forma do educador testemunhar que ele
acompanhou esse estudante no decorrer de um determinado período e ele aprendeu
o que deveria ter aprendido. Ao professor interessa ensinar para que o
estudante aprenda. O registro faz parte da memória institucional e social;
memória necessária, mas somente memória. O registro da qualidade do desempenho
do estudante, por si, é um registro; não representa o ato de avaliar.
Numa
escola, o estafe escolar (diretor, coordenador, supervisor) deveriam liderar os
educadores em sala de aula para que eles efetivamente produzam os resultados
que devem produzir, isto é, ensinem bem para que os educandos aprendam bem.
Isso implica que efetivamente os educadores saibam mediar o
ensino para que os educandos aprendam, o que, por sua vez, implica em
competência didática, ao lado, sobretudo, do investimento pleno na atividade
que desenvolvem.
O
registro conterá uma memória dos resultados dessa ação. Então, nesse contexto,
vale a pena lembrar que a escola promete que ensina e que, por isso, os
estudantes aprendem. Esse é seu metier.
Os resultados do desempenho dos estudantes revelam a qualidade da escola. Se os
estudantes aprendem o que deveriam aprender, o registro do seu desempenho tem a
única função de manter oficialmente a memória de que esse estudante foi acompanhado
e aprendeu o que deveria ter aprendido. Nota, conceito, relatório são modos de
registrar a memória da passagem do estudante pela escola e não a avaliação,
propriamente dita.
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