domingo, 18 de setembro de 2022

141– Avaliação da aprendizagem escolar: passado, presente e futuro, São Paulo, Cortez Editora, 2021

141 – Avaliação da aprendizagem escolar: passado, presente e futuro, São Paulo, Cortez Editora, 2021

Cipriano Luckesi

 

A Cortez Editora, no decurso do ano de 2021, publicou um livro de minha autoria a respeito da avaliação da aprendizagem escolar, cujo título se encontra acima nominando no presente post.

 

Para a elaboração desse livro foram utilizadas duas abordagens. A parte da publicação denominada LIVRO I contém um tratamento das concepções pedagógicas relativas à fenomenologia da avaliação da aprendizagem, constituídas nos períodos denominados da Modernidade e da Contemporaneidade, e, na parte denominada LIVRO II, o leitor encontrará uma proposição para a prática da avaliação da aprendizagem no cotidiano das atividades docentes em nossas escolas.

 

As páginas da publicação denominada de LIVRO I, na sua Parte A, aborda a avaliação da aprendizagem no seio das concepções pedagógicas denominadas Tradicionais, contém os capítulos denominados:

 

Capítulo I – Avaliação da aprendizagem escolar no contexto da Pedagogia Jesuítica; Capítulo 2 – Avaliação da aprendizagem escolar na Pedagogia de John Amós Comênio; Capítulo 3 – Avaliação da aprendizagem em Joahnn Friedrich Herbart.

 

 LIVRO I, Parte B, aborda a avaliação da aprendizagem nas Pedagogias da Escola Nova:

 

Capítulo 4 - Avaliação da aprendizagem na Proposta Pedagógica de Maria Montessori, Capítulo 5 - Avaliação da aprendizagem escolar na Pedagogia de John Dewey

 

 LIVRO I, Parte C, aborda a avaliação da aprendizagem nas Teorias da Tecnologia Educacional:

 

Capítulo 6 – Avaliação da aprendizagem em Ralph Tyler

Capítulo 7 – Avaliação da aprendizagem em Benjamin Bloom

Capítulo 8 – Avaliação da aprendizagem em Norman Gronlund

 

A parte da obra denominada LIVRO II, contém um único capítulo dedicado à abordagem do tema - Avaliação da aprendizagem: do presente para o futuro.

 

E, finalmente, encerrando o livro, um texto intitulado - Concluindo a presente publicação:  Posturas do professor no processo de ensinar e aprender.

 

Aao final do livro, o leitor encontrará ainda uma longa bibliografia sobre a temática da avaliação da aprendizagem tratada no decurso das páginas do livro.

 

Importa que o leitor possa observar que, ao longo da história da Modernidade e da Contemporaneidade, períodos nos quais foram constituídas as propostas pedagógicas conhecidas como Tradicionais, Escolanovistas e da Tecnologia Educacional, o tratamento predominante da fenomenologia da avaliação da aprendizagem está comprometido com a investigação da qualidade da aprendizagem dos estudantes, cujos resultados subsidiam as decisões dos educadores tendo em vista investimentos na aprendizagem satisfatória por parte de cada um e todos os estudantes matriculados em nossas instituições educativas

 

O presente post traz uma notícia sintética a respeito do livro por mim publicado, através da Cortez Editora, São Paulo, 2021 – Avaliação da aprendizagem escolar: passado, presente e futuro –, no qual os conteúdos abordados são fundamentais para todos nós profissionais que atuamos nas instituições de ensino, investindo na aprendizagem satisfatória e no consequente desenvolvimento de cada um dos estudantes com os quais atuamos no ensino.

 

Desejo a todos, uma boa leitura e muitas aprendizagens, tendo sempre como perspectiva o sucesso de nossa ação como educadores e como educadoras que atuamos nas instituições de ensino desse nosso imenso país.

 

Bons estudos a todos!





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