141 – Avaliação da aprendizagem escolar: passado, presente e futuro, São Paulo, Cortez Editora, 2021
Cipriano Luckesi
A Cortez Editora, no decurso do ano de 2021, publicou um livro
de minha autoria a respeito da avaliação da aprendizagem escolar, cujo título
se encontra acima nominando no presente post.
Para a elaboração desse livro foram utilizadas duas
abordagens. A parte da publicação denominada LIVRO I contém um tratamento das
concepções pedagógicas relativas à fenomenologia da avaliação da aprendizagem, constituídas
nos períodos denominados da Modernidade e da Contemporaneidade, e, na parte
denominada LIVRO II, o leitor encontrará uma proposição para a prática da avaliação
da aprendizagem no cotidiano das atividades docentes em nossas escolas.
As páginas da publicação denominada de LIVRO I, na sua Parte A,
aborda a avaliação da aprendizagem no seio das concepções pedagógicas denominadas
Tradicionais, contém os capítulos denominados:
Capítulo I – Avaliação da aprendizagem escolar no contexto da
Pedagogia Jesuítica; Capítulo 2 – Avaliação da aprendizagem escolar na
Pedagogia de John Amós Comênio; Capítulo 3 – Avaliação da aprendizagem em
Joahnn Friedrich Herbart.
LIVRO I, Parte B, aborda a avaliação da aprendizagem nas
Pedagogias da Escola Nova:
Capítulo 4 - Avaliação da aprendizagem na Proposta Pedagógica
de Maria Montessori, Capítulo 5 - Avaliação da aprendizagem escolar na
Pedagogia de John Dewey
LIVRO I, Parte C, aborda a avaliação da aprendizagem nas Teorias da Tecnologia Educacional:
Capítulo 6 – Avaliação da aprendizagem em Ralph Tyler
Capítulo 7 – Avaliação da aprendizagem em Benjamin Bloom
Capítulo 8 – Avaliação da aprendizagem em Norman Gronlund
A parte da obra denominada LIVRO II, contém um único capítulo dedicado à abordagem do tema - Avaliação da aprendizagem: do presente para
o futuro.
E, finalmente, encerrando o livro, um texto intitulado - Concluindo
a presente publicação: Posturas do
professor no processo de ensinar e aprender.
Aao final do livro, o leitor encontrará ainda uma longa
bibliografia sobre a temática da avaliação da aprendizagem tratada no decurso das páginas do livro.
Importa que o leitor possa observar que, ao longo da história
da Modernidade e da Contemporaneidade, períodos nos quais foram constituídas as
propostas pedagógicas conhecidas como Tradicionais, Escolanovistas e da Tecnologia
Educacional, o tratamento predominante da fenomenologia da avaliação da
aprendizagem está comprometido com a investigação da qualidade da aprendizagem
dos estudantes, cujos resultados subsidiam as decisões dos educadores tendo em
vista investimentos na aprendizagem satisfatória por parte de cada um e todos os estudantes matriculados em nossas instituições educativas
O presente post traz uma notícia sintética a respeito do
livro por mim publicado, através da Cortez Editora, São Paulo, 2021 – Avaliação
da aprendizagem escolar: passado, presente e futuro –, no qual os conteúdos
abordados são fundamentais para todos nós profissionais que atuamos nas instituições
de ensino, investindo na aprendizagem satisfatória e no consequente desenvolvimento de cada
um dos estudantes com os quais atuamos no ensino.
Desejo a todos, uma boa leitura e muitas aprendizagens, tendo
sempre como perspectiva o sucesso de nossa ação como educadores e como educadoras
que atuamos nas instituições de ensino desse nosso imenso país.
Bons estudos a todos!
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