terça-feira, 30 de janeiro de 2024

144 - O SER HUMANO E A BUSCA DE RESULTADOS BEM-SUCEDIDOS ATRAVÉS DA AÇÃO A FAVOR DE TODOS

 

O SER HUMANO E A BUSCA DE RESULTADOS BEM-SUCEDIDOS ATRAVÉS DA AÇÃO A FAVOR DE TODOS

 

 

Todos os seres viventes no Planeta Terra buscam o sucesso em seu estar no mundo, seu crescimento e sua sobrevivência, ou seja, buscam o melhor caminho para viver e sobreviver. Uma árvore naturalmente busca o melhor caminho para seu crescimento, sua sobrevivência e assim agem todos os seres presentes no mundo.

O ser humano, por sua vez, também busca resultados bem-sucedidos em decorrência de sua ação, porém, infelizmente, por muitas vezes, busca o sucesso exclusivamente para si como indivíduo, fator que implica em detrimento para os outros, seus pares na vida. Importa, pois, o uso dos atos avaliativos a serviço de uma vida saudável para cada um individualmente e, simultaneamente, para todos de modo coletivo.

Nesse contexto, a avalição se caracteriza como nossa parceira a sinalizar-nos a qualidade dos resultados de nossa ação tendo em vista a tomada das decisões necessárias na busca do sucesso de nosso agir. Contudo, importa que sejam resultados configurados sob uma ótica filosófica, política e social a favor de todos, ou seja, que nosso Projeto de Ação esteja traçado - e também praticado - a favor de todos.

No caso, interessa a nós educadores servirmo-nos da avaliação, de modo consciente, como recurso subsidiário de nosso agir no cotidiano profissional, e, claro, além de nos subsidiar a cada instante de nosso viver. Desse modo, a avaliação é e será nossa parceira a nos sinalizar a qualidade do resultado de nosso agir tanto profissional como cotidiano.

No cotidiano pessoal, atuamos avaliativamente de modo usual, porém, no cotidiano profissional, necessitamos atuar de maneira consciente, escolhida e  decidida. Tanto em nosso cotidiano pessoal como em nossa atividade profissional, necessitamos de nos servir dos atos avaliativos tendo em vista a obtenção de resultados positivos.

Todavia, importa acrescentar uma observação. O ideal é que nos sirvamos dos atos avaliativos sempre a favor do sucesso e do bem-viver por parte de todos e, no caso, do ensino a serviço da aprendizagem de todos os nossos estudantes.

Nesse contexto, importa assumirmos a filosofia da busca de resultados satisfatórios a favor de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário