138 - COMPATIBILIDADE ENTRE
ENSINADO E APRENDIDO NA ELABORAÇÃO DO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS PARA A
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Em texto anterior, publicado
neste blog, sinalizei os quatro cuidados que deveriam ser levados em conta na elaboração
de instrumentos de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem no espaço
escolar.
No presente texto, partilho com os usuários deste blog a necessidade do cuidado com a
“Compatibilidade entre o ensinado e o aprendido” na construção do instrumento
de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem, ou seja, levar em conta na
coleta de dados exclusivamente “aquilo que foi ensinado” e “do modo” como
ocorreu o ensino.
Que significa essa
proposição?
Significa que, na construção
de um instrumento de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem, importa
ter cuidado em relação à compatibilidade (01) entre a abrangência dos conteúdos
trabalhados no ensino e a abrangência dos solicitados, (02) compatibilidade
entre o nível de dificuldade presente no ensino e aquele presente nas questões
propostas, assim como (03) entre a metodologia utilizada na abordagem dos
conteúdos nos procedimentos de ensino e a metodologia a ser utilizada na
resposta às questões propostas no instrumento de coleta de dados.
Afinal, o educador escolar,
responsável pelo ensino, necessita ter ciência a respeito da efetiva
aprendizagem por parte do estudante; para tanto, importa saber se ele efetivamente
aprendeu aquilo que fora ensinado e da forma como fora ensinado (metodologia).Esse
deve ser o objetivo do uso de instrumentos de coleta de dados sobre o
desempenho do estudante.
Nesse contexto, vale ter
presente que aquilo que está “a mais do que fora ensinado”, estará em desacordo
com o fato de que o educador, avaliativamente, necessita ter ciência se o
estudante aprendeu aquilo que que fora ensinado; e aquilo que está “a menos do
que fora ensinado”, não permite ao educador ter ciência se o estudante aprendeu
efetivamente aquilo que fora ensinado. Então, a “compatibilidade entre ensinado
e aprendido” se apresenta como uma característica fundamental dos instrumentos
de coleta de dados para a avalição da aprendizagem. Afinal, trata-se de uma
investigação e esta pauta-se nos cuidados epistemológicos relativos a essa
atividade.
Em síntese, o instrumento de
coleta de dados, em primeiro lugar, deverá conter questões ou problemas a serem
resolvidos pelo estudante com nível equivalente de “complexidade” aos conteúdos
trabalhados em sala de aula.
Em segundo lugar, as
questões propostas não devem ser nem mais difíceis nem mais fáceis que o
ensinado, simplesmente compatíveis.
E, por último, vale uma observação
a respeito da compatibilidade necessária entre a metodologia de abordagem dos
conteúdos ensinados e a utilizada para a prática de coleta de dados. Se o
ensino ocorreu por uma metodologia ativa, as questões devem seguir a mesma
metodologia. Se a metodologia utilizada no ensino trabalhou com abordagens
históricas, o mesmo deve ocorrer no instrumento de coleta de dados. O que não
deve ocorrer é o ensino ter sido realizado por uma abordagem metodológica e a
coleta de dados por outra.
Em síntese, exclusivamente os
conteúdos ensinados de modo efetivo --- nem mais nem menos que isso --- devem
ser os conteúdos a compor o instrumento de coleta de dados para a avaliação da
aprendizagem no ensino escolar.
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