sábado, 22 de agosto de 2020

138 - COMPATIBILIDADE ENTRE ENSINADO E APRENDIDO NA ELABORAÇÃO DO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

138 - COMPATIBILIDADE ENTRE ENSINADO E APRENDIDO NA ELABORAÇÃO DO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM





Em texto anterior, publicado neste blog, sinalizei os quatro cuidados que deveriam ser levados em conta na elaboração de instrumentos de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem no espaço escolar.

No presente texto, partilho com os usuários deste blog a necessidade do cuidado com a “Compatibilidade entre o ensinado e o aprendido” na construção do instrumento de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem, ou seja, levar em conta na coleta de dados exclusivamente “aquilo que foi ensinado” e “do modo” como ocorreu o ensino.

Que significa essa proposição?

Significa que, na construção de um instrumento de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem, importa ter cuidado em relação à compatibilidade (01) entre a abrangência dos conteúdos trabalhados no ensino e a abrangência dos solicitados, (02) compatibilidade entre o nível de dificuldade presente no ensino e aquele presente nas questões propostas, assim como (03) entre a metodologia utilizada na abordagem dos conteúdos nos procedimentos de ensino e a metodologia a ser utilizada na resposta às questões propostas no instrumento de coleta de dados.

Afinal, o educador escolar, responsável pelo ensino, necessita ter ciência a respeito da efetiva aprendizagem por parte do estudante; para tanto, importa saber se ele efetivamente aprendeu aquilo que fora ensinado e da forma como fora ensinado (metodologia).Esse deve ser o objetivo do uso de instrumentos de coleta de dados sobre o desempenho do estudante.

Nesse contexto, vale ter presente que aquilo que está “a mais do que fora ensinado”, estará em desacordo com o fato de que o educador, avaliativamente, necessita ter ciência se o estudante aprendeu aquilo que que fora ensinado; e aquilo que está “a menos do que fora ensinado”, não permite ao educador ter ciência se o estudante aprendeu efetivamente aquilo que fora ensinado. Então, a “compatibilidade entre ensinado e aprendido” se apresenta como uma característica fundamental dos instrumentos de coleta de dados para a avalição da aprendizagem. Afinal, trata-se de uma investigação e esta pauta-se nos cuidados epistemológicos relativos a essa atividade.

Em síntese, o instrumento de coleta de dados, em primeiro lugar, deverá conter questões ou problemas a serem resolvidos pelo estudante com nível equivalente de “complexidade” aos conteúdos trabalhados em sala de aula.

Em segundo lugar, as questões propostas não devem ser nem mais difíceis nem mais fáceis que o ensinado, simplesmente compatíveis.

E, por último, vale uma observação a respeito da compatibilidade necessária entre a metodologia de abordagem dos conteúdos ensinados e a utilizada para a prática de coleta de dados. Se o ensino ocorreu por uma metodologia ativa, as questões devem seguir a mesma metodologia. Se a metodologia utilizada no ensino trabalhou com abordagens históricas, o mesmo deve ocorrer no instrumento de coleta de dados. O que não deve ocorrer é o ensino ter sido realizado por uma abordagem metodológica e a coleta de dados por outra.

Em síntese, exclusivamente os conteúdos ensinados de modo efetivo --- nem mais nem menos que isso --- devem ser os conteúdos a compor o instrumento de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem no ensino escolar.








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