terça-feira, 25 de agosto de 2020

139 - PRECISÃO


139 - PRECISÃO




A quarta característica fundamental que deve se fazer presente em todo e qualquer instrumento de coleta de dados para a prática da avaliação da aprendizagem é a “precisão”, ou seja, educador e estudante devem ter a mesma compreensão a respeito daquilo que se solicita em uma pergunta, em uma questão ou em uma tarefa a ser realizada como expressão da posse de um conhecimento e de uma habilidade.

A precisão está comprometida com a “delimitação da conduta” a ser expressa pelo estudante ao responder a uma solicitação de desempenho que lhe é feita. A precisão está comprometida com o contorno daquilo que se solicita, como também com o contorno da resposta que deve ser dada pelo estudante, de tal forma que ele possa demonstrar que aprendeu aquilo que lhe fora ensinado, ou seja, mostrar que ele adquiriu a compreensão e a habilidade relativa ao determinado conteúdo que está em pauta na questão proposta.

Certa vez, em um Seminário, a respeito da exigência da “precisão” nas questões propostas ao estudante, através dos instrumentos de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem, ouvi o seguinte relato hilário de um conferencista, mas, ao mesmo tempo, fundamental.

Dizia o conferencista que fora perguntado: “Que fez D. Pedro I no ‘Dia do Fico’?” Resposta do estudante: “Ficou”. Sem a contextualização do conteúdo, todas as respostas são possíveis, inclusive as jocosas. O leitor deste texto, creio, deve conhecer muitos outros relatos jocosos, que circulam pelos meios de comunicação, em especial pelas Redes Sociais, tendo como base a “imprecisão” daquilo que se solicita ao estudante.

Num diálogo presencial, facilmente, haveria o esclarecimento daquilo que se pergunta. Todavia, em um teste escrito, essa possibilidade permanece muito mais remota.

Enfim, “precisão” é uma característica fundamental de questões elaboradas e propostas aos estudantes em testes que têm como objetivo investigar a qualidade da aprendizagem.

Sintetizando os quatro últimos textos publicados neste blog: um instrumento de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem na escola deve ter minimamente as seguintes características:
(01) abranger os conteúdos trabalhados no ensino, nem mais nem menos que isso, desde que importa ter ciência se o estudante aprendeu aquilo que fora ensinado;
(02) usar linguagem compreensível para o estudante que irá responder as questões propostas;
(03) compatibilidade entre ensinado e aprendido em termos de conteúdos e metodologia;
(04) precisão na descritiva do desempenho solicitado.

No próximo texto, será retomada a integração dessas características necessárias a todo instrumento de coleta de dados para a prática da avaliação da aprendizagem na escola.







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