Publicado anteriormente no blog terra, em 28/9/07
Cipriano Luckesi
Cipriano Luckesi
Recebi a mensagem abaixo, via e-mail, de Juliana Infante, da cidade de Sorocaba, SP, cidade onde vivi minha pré-adolescência e minha adolescência. Cito-a aqui, somando forças para a construção de uma rede de educadores que atue com as práticas da avaliação da aprendizagem em suas salas de aula.
Subject: Parabéns pelo livro
- Avaliação da Aprendizagem
Boa noite. Eu me
chamo Juliana estou cursando Pedagogia e estou fazendo meu T.C.C sobre
Avaliação da Aprendizagem Escolar. Gostei muito do seu livro, pois me ajudou em
muitas dúvidas que eu ainda tinha sobre pesquisar ou não esse tema.
Hoje, graças a Deus,
encontrei o seu site, estou animadíssima para começar a minha pesquisa, pois,
por enquanto, estamos na parte de aprender a construção do T.C.C.
Ainda não terminei de ler o seu livro, mas pelo que eu já li, com certeza, vai me ajudar bastante.
Atenciosamente
Juliana Infante
Pedagogia – Uniso
Juliana Infante
Pedagogia – Uniso
Juliana, fico feliz por saber que o
material que tenho escrito poderá ser-lhe útil em sua caminhada de estudos e de
formação como educadora. Vagarosamente, vamos formando uma grande rede de educadores
que, por investirem no sucesso de sua ação educativa, estudam, compreendem e
usam os recursos da avaliação da aprendizagem como auxiliares da construção de
resultados bem sucedidos em sua prática docente.
De fato, necessitamos de uma grande
rede de educadores que estudem, aprendam e usem as práticas da avaliação da
aprendizagem em sala de aula. A avaliação é uma prática de investigar a
qualidade da realidade e, nela, intervir, na busca dos melhores resultados.
Afinal, nenhum ser humano age, apostando no insucesso.
Nós sempre apostamos no insucesso. Porque, então, necessitamos de, na escola, nos servirmos dos exames escolares, que não ajudam em nada a construção de resultados bem sucedidos, pois que estão centrados na “aprovação/reprovação” do educando e não na sua efetiva aprendizagem?
Superar o fracasso escolar no país depende de muitos fatores, mas também de um investimento significativo dos educadores em sua prática de ensino para que seus estudantes efetivamente aprendam. Nessa tarefa, a avaliação da aprendizagem é uma grande aliada.
Ótimo que você esteja se abrindo para isso já no seio do seu curso de formação universitária. Necessitamos e necessitaremos de educadores e educadoras cada vez mais competentes como pessoas e como profissionais.
================================================
Nós sempre apostamos no insucesso. Porque, então, necessitamos de, na escola, nos servirmos dos exames escolares, que não ajudam em nada a construção de resultados bem sucedidos, pois que estão centrados na “aprovação/reprovação” do educando e não na sua efetiva aprendizagem?
Superar o fracasso escolar no país depende de muitos fatores, mas também de um investimento significativo dos educadores em sua prática de ensino para que seus estudantes efetivamente aprendam. Nessa tarefa, a avaliação da aprendizagem é uma grande aliada.
Ótimo que você esteja se abrindo para isso já no seio do seu curso de formação universitária. Necessitamos e necessitaremos de educadores e educadoras cada vez mais competentes como pessoas e como profissionais.
================================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário