terça-feira, 9 de setembro de 2014

20 - Novamente, expansão da cultura da avaliação

Publicado anteriormente no blog terra, em 1/10/07
          
Em 29.09.07, às 19:03:56, recebi a seguinte mensagem de Cacia Rehem:

Oi professor, fico muito feliz por o sr responder e dialogar com a gente. Precisamos mesmo estar divulgando o blog do sr, pois esta rede poderá contribuir para uma mudança significativa na maneira como avaliamos.

Grata.
Cacia Rehem

Cacia, fico agradecido pelo seu acompanhamento do meu blog, assim como fico agradecido por você esta nessa linha de trabalho já há bastante tempo. Lembro-me de você no Curso de Especialização em Avaliação da Aprendizagem, através da Universidade do Sudoeste da Bahia — UESB. Sei que, quando você foi para aquele Curso, já havia despertado para o tema. Foi para lá devido já estar atraída pelo tema e pela prática da avaliação da aprendizagem em nossas escolas. Estar atraído somente pelo tema é pouco, importa passar para a prática.

De fato, necessitamos de expandir a rede de avaliadores por todas as nossas escolas. Isso implicará em que nós educadores, investiremos mais em nossos educandos e, deste modo, eles aprenderão mais e, por isso, desenvolver-se-ão mais, cuja conseqüência é uma vida mais saudável para cada um, mas também para o coletivo de nossa sociedade.

Sei que temos muitos problemas em nossa sociedade, mas, com sinceridade de alma, acredito que a educação — uma boa e significativa educação — tem que estar na base de tudo isso. A saída para a corrupção, para a miséria, para a violência está na educação. Não sou ingênuo de crer que a educação salvará a sociedade, porém, com certeza, ela está na base do processo de transformação social, em conjunto com muitos outros fatores.

Para atuar com avaliação, há que se ensinar o melhor que se pode. Não há como trabalhar verdadeiramente com avaliação da aprendizagem, procedendo um ensino “mais ou menos”. Um ensino “mais ou menos” pode ser praticado em articulação com os exames, que aceitam qualidade “inferiores”, “médias” e “superiores”; a avaliação, por sua vez, busca sempre as qualidades superiores, pois está a serviço dos melhores resultados possíveis. Afinal, na vida, nós, em são consciência, não agimos por “quaisquer” resultados, mas sim pelos mais plenos possíveis.

Grato por seu comentário no blog, que me permite expressar um pouco mais sobre a necessidade da expansão da “cultura da avaliação da aprendizagem” em nossas escolas.




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