Publicado anteriormente no blog terra, em 1/10/07
Em 29.09.07, às 19:03:56, recebi a
seguinte mensagem de Cacia Rehem:
Oi professor, fico muito feliz por o sr responder e dialogar com a gente. Precisamos mesmo estar divulgando o blog do sr, pois esta rede poderá contribuir para uma mudança significativa na maneira como avaliamos.
Grata.
Cacia Rehem
Cacia Rehem
Cacia, fico agradecido pelo seu
acompanhamento do meu blog, assim como fico agradecido por você esta nessa
linha de trabalho já há bastante tempo. Lembro-me de você no Curso de
Especialização em Avaliação da Aprendizagem, através da Universidade do
Sudoeste da Bahia — UESB. Sei que, quando você foi para aquele Curso, já havia
despertado para o tema. Foi para lá devido já estar atraída pelo tema e pela
prática da avaliação da aprendizagem em nossas escolas. Estar atraído somente
pelo tema é pouco, importa passar para a prática.
De fato, necessitamos de expandir a
rede de avaliadores por todas as nossas escolas. Isso implicará em que nós
educadores, investiremos mais em nossos educandos e, deste modo, eles
aprenderão mais e, por isso, desenvolver-se-ão mais, cuja conseqüência é uma
vida mais saudável para cada um, mas também para o coletivo de nossa sociedade.
Sei que temos muitos problemas em nossa
sociedade, mas, com sinceridade de alma, acredito que a educação — uma boa e
significativa educação — tem que estar na base de tudo isso. A saída para a
corrupção, para a miséria, para a violência está na educação. Não sou ingênuo
de crer que a educação salvará a sociedade, porém, com certeza, ela está na
base do processo de transformação social, em conjunto com muitos outros
fatores.
Para atuar com avaliação, há que se
ensinar o melhor que se pode. Não há como trabalhar verdadeiramente com
avaliação da aprendizagem, procedendo um ensino “mais ou menos”. Um ensino
“mais ou menos” pode ser praticado em articulação com os exames, que aceitam
qualidade “inferiores”, “médias” e “superiores”; a avaliação, por sua vez,
busca sempre as qualidades superiores, pois está a serviço dos melhores
resultados possíveis. Afinal, na vida, nós, em são consciência, não agimos por
“quaisquer” resultados, mas sim pelos mais plenos possíveis.
Grato por seu comentário no blog, que
me permite expressar um pouco mais sobre a necessidade da expansão da “cultura da avaliação da aprendizagem” em nossas escolas.
===================================================
===================================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário