Publicado anteriormente no Blog Terra, em 20 de junho de 2012
Recebi uma pergunta — "Como considera a prova?"—, cuja resposta segue abaixo.
Depende muito do que você entende como prova. Vou assumir, em primeiro
lugar, que você a compreende como um teste escrito. Se for assim, ela é um instrumento
de coleta de dados sobre o desempenho do educando, do ponto de vista cognitivo
conceitual. Usualmente, ela é tomada como um recurso universal (válido para
todas as situações), no entanto, se tomada e construída como um teste, somente
serve para algumas circunstâncias, não para todas. Um instrumento só é adequado
para uma realidade que o exige. Não para todas. Neste caso, tem sua validade
limitada às circunstâncias que exigem esse tipo de recurso de coelta de dados.
Para tanto, deverá ser elaborada segundo as regras de “elaboração de
instrumentos” científicos. Hoje, em nossas escolas, esses instrumentos, falando
genericamente, infelizmente, são elaborados sem esses cuidados. Todavia, se
compreender prova como a prática dos exames escolares, ela será sempre
inadequada, do ponto de vista da avaliação. Sobre isso, em meu site, você
encontrará muitas colocações sobre os exames escolares, que poderão ser úteis
em seus estudos.
Atenciosamente.
Cipriano Luckesi
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