sábado, 27 de setembro de 2014

26 - Sobre Prova

Publicado anteriormente no Blog Terra, em 20 de junho de 2012


Recebi uma pergunta — "Como considera a prova?"—, cuja resposta segue abaixo.

Depende muito do que você entende como prova. Vou assumir, em primeiro lugar, que você a compreende como um teste escrito. Se for assim, ela é um instrumento de coleta de dados sobre o desempenho do educando, do ponto de vista cognitivo conceitual. Usualmente, ela é tomada como um recurso universal (válido para todas as situações), no entanto, se tomada e construída como um teste, somente serve para algumas circunstâncias, não para todas. Um instrumento só é adequado para uma realidade que o exige. Não para todas. Neste caso, tem sua validade limitada às circunstâncias que exigem esse tipo de recurso de coelta de dados. Para tanto, deverá ser elaborada segundo as regras de “elaboração de instrumentos” científicos. Hoje, em nossas escolas, esses instrumentos, falando genericamente, infelizmente, são elaborados sem esses cuidados. Todavia, se compreender prova como a prática dos exames escolares, ela será sempre inadequada, do ponto de vista da avaliação. Sobre isso, em meu site, você encontrará muitas colocações sobre os exames escolares, que poderão ser úteis em seus estudos.

Atenciosamente.

Cipriano Luckesi





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