sábado, 27 de setembro de 2014

30 - Meu novo livro sobre avaliação da aprendizagem

Texto publicado anteriormente no Blog Terra
Salvador, 09 de julho de 2011
Cipriano Luckesi



Em janeiro deste ano de 2011, a Cortez Editora colocou no mercado um novo livro meu abordando o tema da avaliação da aprendizagem. Ele se intitula Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico, Cortez Editora, São Paulo, 2011, 448 págs.

O livro aborda três grandes temas:

01) articulação entre Projeto Político Pedagógico (PPP) e avaliação da aprendizagem. A avaliação da aprendizagem só existe a serviço do PPP. Sem essa articulação, a avaliação praticamente não faz sentido, pois que ela existe como subsidiária do sucesso desse projeto. Ela o serve, sinalizando a qualidade dos resultados que estão sendo obtidos com sua realização e, em caso de qualidade insatisfatória, aponta para a necessidade de intervenção na busca da melhoria.

02) o segundo tema, abordado na Parte II do livro, trata de definir avaliação da aprendizagem como "ato de investigar a qualidade dos resultados obtidos ou em construção e, se necessário, intervir para redimensionar a ação pedagógica, tendo em vista melhores resultados". Nessa parte do livro são tratados os conceitos de avaliação da aprendizagem, suas limitações históricas, psicológicas e sociais --- afinal, nossas dificuldades para praticar a avaliação da aprendizagem. Além disso, é abordado, de forma crítica e ao mesmo tempo construtiva, o tema dos instrumentos de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem. O ato de avaliar é um ato de investigar e, na investigação, há necessidade de coleta de dados e, para tanto, necessitamos de instrumentos de coleta de dados elaborados segundo as regras da metodologia científica.

03) a terceira parte é constituída por "temas correlatos", isto é, uma abordagem da necessidade da postura ética na prática da avaliação da aprendizagem e mais um capítulo, intitulado "Catado", que contempla "perguntas e respostas" sobre variados temas em torno do assunto avaliação da aprendizagem, que merecem alguma abordagem e não foram tratados no decorrer da obra. Acredito que produzi uma obra abrangente e significativa para o movimento de expansão da cultura da avaliação da aprendizagem em nossas escolas. O livro pode ser encontrado nas livrarias ou por solicitação à Cortez Editora, através de seu site --- www.cortezeditora.com.br

Desejo a todos bons estudos.

Cipriano Luckesi





===================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário