terça-feira, 9 de setembro de 2014

18 - Expansão da cultura da avaliação

Publicado anteriormente no blog terra, em 20/09/2007
Cipriano Luckesi



Há um certo tempo atrás, desejei deixar de trabalhar com o fenômeno da avaliação da aprendizagem, pois que faziam muitos anos que atuava com esse fenômeno (iniciei no ano de 1968), porém foram muitos os convites para fazer palestras, conferências e escrever artigos. Nesse contexto, desisti do meu intento e coloquei em seu lugar um projeto de vida voltado para a “expansão da cultura da avaliação da aprendizagem na escola”. Para isso, até mesmo escrevi um pequeno livro que se intitula: Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática, editado pela Malabares Comunicação e Eventos Ltda, Salvador, Ba, certamente já conhecido de alguns dos leitores deste blog.

Recentemente recebi uma mensagem, via e-mail, de Diogo Alex Soares de Oliveira; nós não nos conhecemos pessoalmente. Creio que Diogo me desculpará pelo fato de colocar sua missiva neste blog, pois ela representa, com a força da fala interna, o desejo e a necessidade de estabelecermos uma rede a favor da expansão da cultura da avaliação da aprendizagem em nossas escolas (Não a expansão da cultura dos exames. Esta já existe entranhada em nossas escolas, em nossas práticas escolares e em nossas crenças cotidianas e inconscientes). A missiva de Diogo, de 17 de setembro de 2007, diz:

Bom dia professor,


Quero agradecer pela contribuição de suas reflexões sobre avaliação. Sabe, professor, esse é um assunto que me perturba muito, pois durante muito tempo, em minha vida de estudante, passei por esses exames que nunca contribuíram em nada na minha vida. Hoje eu sinto que esse tipo de "avaliação" deixou uma lacuna muito grande dentro de mim, e fico imaginando o quanto tem sido prejudicial esse tipo de "avaliação" para os estudantes de uma formal geral.Uma avaliação que exclui, que não faz pensar porque o que importa é a média final.

Agradeço pela oportunidade que o senhor me deu de refletir e de me indignar com todo esse processo tão doloroso que as nossas crianças e jovens têm que passar todos os dias.

Pode contar comigo para levantar essa bandeira de uma avaliação construtiva desde o primeiro dia de aula, e onde se mergulha profundamente na essência verdadeira que é avaliar (amor, compromisso, dedicação, planejamento). A educação tem que ser um ato de AMOR. Quer saber como mudar o mundo? Comece com uma atitude real de AMOR, carinho.

Um grande abraço. 
Fique em paz.

Diogo, sou eu quem fica agradecido pela oportunidade que você está me dando de sinalizar, através deste blog, a idéia de “expansão da cultura da avaliação da aprendizagem em nossas escolas”. Nós educadores necessitamos de dar as mãos e estabelecermos uma rede em todo esse país de pessoas que estudam e se dedicam a utilizar os recursos da avaliação em suas salas de aulas, para que nossos educandos aprendam melhor e, assim, sejam mais felizes, o que redundará, na vida social, numa vida mais saudável.

Você, eu e tantos outros, se nos dermos as mãos, certamente que “faremos verão”, pois que, como diz o ditado popular, “uma andorinha, só, não faz verão”. Juntos, com certeza, faremos verão.







========================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário