sábado, 27 de setembro de 2014

24 - Como praticar a avaliação da aprendizagem

Texto pulicado anteriormente no Blog Terra, em 19 de junho de 2010.
Cipriano Luckesi


Recebi um conjunto de perguntas de uma estudante universitária, dizendo-me que seu professor solicitou-lhe que estudasse todos os textos deste blog e, a seguir, fizesse um conjunto de questões que seriam remetidas a mim. Se eu as respondesse, deveria levar as respostas para a sala de aulas. Se eu não respondesse, deveria, do mesmo modo, levar para a sala de aulas, a tarefa que ele havia solicitado, que era "formular perguntas a partir dos estudos dos artigos deste blog".

Respondi as questões que me remeteu e as respostas encontram-se abaixo e auxiliam no entendimentos de variados pontos sobre avaliação da aprendizagem. Fico agradecido pela iniciativa desse professor, assim como de sua estudante, pois que me possibilitou oferecer a todos os frequentadores deste blog alguns entendimento específicos e importantes. Perguntas feitas e respostas:

1º -  Na sua opinião qual é a melhor, se houver uma forma de se medir, forma de se avaliar o nível de conhecimento de um aluno?

 Não existe, em abstrato, a melhor forma de coletar dados (mensurar) sobre a aprendizagem dos educandos. Em qualquer investigação — e a avaliação é uma forma de investigação —, os recursos técnicos de coleta de dados (instrumentos) são definidos e configurados segundo a necessidade do objeto de pesquisa com os qual se trabalha.

O instrumento de coleta de dados é específico e, para ser efetivo, só pode ser dessa forma. É o objeto que exige o instrumento e não o investigador que o inventa a seu bel prazer. As características do objeto e dos dados que se deseja coletar são a base da decisão sobre o instrumento a ser utilizado.

 Vamos exemplificar; para saber se um estudante apropriou-se dos conceitos das modalidades de nado, pode-se utilizar de um teste escrito; todavia, para saber se sabe nadar segundo os determinados nados, haverá que observá-lo, diretamente, nadando em uma piscina ou num lago, ou coisa semelhante. Repito, para cada objeto de investigação, há que se adequar o instrumento que colete os dados que se necessita. Ou seja, não há um instrumento universal para praticar a coleta de dados em avaliação da aprendizagem, como não há um instrumento universal para coletar dados no campo da ciência ou das várias ciências. Um instrumento inadequado distorce a realidade e, desse modo, distorce também o conhecimento que se busca.


2º - A mais tradicional e conhecida e a prova escrita. Este tipo de avaliação,na sua opinião, ainda é um método eficaz ou há a necessidade de utilizar métodos mais modernos de avaliar para acompanhar a modernização da sociedade?

 O que denominamos de “prova”, de fato, é um “teste de conhecimentos”. O que ocorre é que na história da educação moderna esse instrumento foi utilizado com funções que estão muito para além da coleta de dados sobre o desempenho do educando. Ela foi e tem sido utilizada com um recurso de disciplinamento externo e aversivo sobre os educandos, através das ameaças, da elaboração distorcida de questões mais para dificultar a resposta do estudante do que para diagnosticar sua aprendizagem, além de ser utilizado como um recurso de “aprovação ou reprovação dos educandos”, o que, por muitas vezes, conduziu ao autoritarismo (tema que já abordei bastante no passado).

Caso a denominada prova seja utilizada dentro dos limites de um “teste de conhecimento” é um recurso técnico de coleta de dados sobre desempenho conceitual dos educandos, útil e interessante. Todavia, caso ela seja utilizada na modalidade historicamente tradicional — isto é, aparentemente, para diagnosticar a qualidade da aprendizagem dos educandos, mas, de fato, para o seu disciplinamento externo e aversivo —, é inadequada e insatisfatória, pois que, nessas condições distorce a realidade do desempenho do educando, o que significa não possibilitar um conhecimento adequado de sua aprendizagem e, certamente, sua reprovação.


3º - Existe uma forma diferenciada, atual e eficaz de avaliar o nível de conhecimento dos estudantes de educação física, já que é uma especialidade diferenciada no meu entender por se tratar da única categoria que realmente trabalha com a saúde?

Retomo o que disse acima. A forma adequada de coletar dados para a avaliação depende do objeto que está sendo avaliado. Não há uma forma universalmente válida, assim como para proceder diagnósticos, no âmbito da saúde, para cada campo da vida humana, exige-se um instrumento ou uma metodologia diferenciada.

 Você mesma, em algum dia, já deve ter coletado sangue para exames de laboratório. E, ao receber os resultados, deve ter verificado que aquele montante de sangue coletado serviu com matéria prima para muitas leituras bioquímicas, segundo metodologias diferenciadas.Um só recurso não dá conta de todas as necessidades de dados para estudar um determinado objeto.

 No caso do ensino-aprendizagem na escola, os instrumentos dependerão do Projeto Pedagógico, ou seja, o que se propôs e foi efetivamente ensinado e como foi ensinado. Os instrumentos acompanham o projeto de ensino, desde que o que se está avaliando, no caso da educação escolar, deveria ser os resultados do projeto de ensino, efetivamente executado. O instrumento é o recurso pelo qual o educador pede ao educando que revele se aprendeu o que ele ensinou. Somente isso. E essa forma de perguntar depende do que se deseja saber — os variados conteúdos (objetos) de avaliação.


4º - O que o Senhor acha desta forma de avaliação que o meu professor solicitou?

De fato, acredito que seu professor deu-lhe uma atividade interessante, para que você se dedicasse ao estudo do tema da avaliação da aprendizagem. Sou gato a ele e a você, como disse no início deste texto.

 Respondo. Essa atividade poderá revelar sua dedicação e seu empenho em cumprir uma tarefa proposta por seu professor, porém, não revela o que você aprendeu lendo os artigos do meu site.

 Quem está respondendo as questões que você formulou sou eu e não você. Então, eu estou revelando o que eu sei, mas você não está revelando o que aprendeu, ou seja, esse instrumento (01) não coleta os dados de sua aprendizagem sobre os conteúdos estudados no blog, mas (02) sim de seu desempenho como cumpridora de uma tarefa.

Se o objetivo era saber se você havia aprendido alguma coisa sobre avaliação, segundo os textos que estudou em meu site, esse instrumento utilizado por seu professor é inadequado e insatisfatório. Se ele desejava verificar se você era responsável em cumprir uma tarefa proposta por ele, OK, é adequado.

 Volta, então, a questão — acima tratada — de que um instrumento de coleta de dados necessita de ser adequado para “se saber exatamente o que se deseja saber”, isto é, cada objeto de estudo exige um instrumento específico de coleta de dados.

Em síntese, para saber se o recurso utilizado por seu professor foi o adequado, importa saber o que ele queria diagnosticar ao utilizá-lo. E isso, não ficou definido em sua correspondência. Pode até mesmo ocorrer que ele não tenha lhe revelado o que desejava com essa tarefa. era somente uma tarefa escolar-acadêmica.

O senso comum escolar, mais longamente arraigado em todos nós, é de que os instrumentos são universais e válidos em todos os tempos e circunstâncias, como a prova, por exemplo. E, efetivamente, nenhum instrumento é universal; cada um é elaborado com destinação própria e somente pode coletar dados específicos para essa destinação. A tradição escolar, com as denominadas provas, comete esse engano e, por isso, não pratica avaliação e, sim, exames, e ainda de forma distorcida, pois que, poe muitas vezes, as provas são construídas sem levar em conta as mínimas exigências de uma metodologia científica. E, certamente, um instrumento de coleta de dados numa prática investigativa necessita de ser construído com rigorosas regras da metodologia científica.


5º - O Senhor tem alguma dica de formas atuais de avaliação para os alunos de educação física?

 Repito o que eu disse acima, os educadores na área de educação física, como em qualquer outra área, necessitarão de ter clareza e definição precisa sobre o que desejam ensinar e, para verificar se seus estudantes aprenderam o que ensinaram, devem identificar e elaborar os instrumentos que coletam os dados específicos que estão necessitando para praticar a avaliação. O ato de avaliar, efetivamente se dá, por sobre os dados coletados.

Os dados coletados produzem uma descritiva do desempenho do educando e avaliação da aprendizagem significa atribuir qualidade a esse desempenho descrito.

Ele já é satisfatório? Se não é satisfatório ainda, o que se vai fazer? Ensinar de novo? Reprovar e excluir o educando, como fazem os exames escolares? Da avaliação decorre uma conseqüência — se necessário, a intervenção corretiva da ação, se desejamos obter os melhores resultados segundo o projeto de ensino que temos.

 Um abraço em seu professor, um abraço para você e sucesso nas atividades de estudos e aprendizagens entre vocês.

 Atenciosamente


Cipriano Luckesi




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