Texto pulicado anteriormente no Blog
Terra, em 19 de junho de 2010.
Cipriano Luckesi
Recebi um conjunto de perguntas de uma
estudante universitária, dizendo-me que seu professor solicitou-lhe
que estudasse todos os textos deste blog e, a seguir, fizesse
um conjunto de questões que seriam remetidas a mim. Se eu as
respondesse, deveria levar as respostas para a sala de aulas. Se eu não
respondesse, deveria, do mesmo modo, levar para a sala de aulas, a tarefa que
ele havia solicitado, que era "formular perguntas a partir dos
estudos dos artigos deste blog".
Respondi as questões que me remeteu e as respostas encontram-se abaixo e auxiliam no entendimentos de variados pontos sobre avaliação da aprendizagem. Fico agradecido pela iniciativa desse professor, assim como de sua estudante, pois que me possibilitou oferecer a todos os frequentadores deste blog alguns entendimento específicos e importantes. Perguntas feitas e respostas:
1º - Na sua opinião qual é a melhor, se houver uma
forma de se medir, forma de se avaliar o nível de conhecimento de um aluno?
Não existe, em abstrato, a melhor forma
de coletar dados (mensurar) sobre a aprendizagem dos educandos. Em qualquer
investigação — e a avaliação é uma forma de investigação —, os recursos
técnicos de coleta de dados (instrumentos) são definidos e configurados segundo
a necessidade do objeto de pesquisa com os qual se trabalha.
O instrumento de coleta de dados é específico e, para ser
efetivo, só pode ser dessa forma. É o objeto que exige o instrumento e não o
investigador que o inventa a seu bel prazer. As características do objeto e dos
dados que se deseja coletar são a base da decisão sobre o instrumento a ser
utilizado.
Vamos exemplificar; para saber se um estudante
apropriou-se dos conceitos das modalidades de nado, pode-se utilizar de um
teste escrito; todavia, para saber se sabe nadar segundo os determinados nados,
haverá que observá-lo, diretamente, nadando em uma piscina ou num
lago, ou coisa semelhante. Repito, para cada objeto de investigação, há que se
adequar o instrumento que colete os dados que se necessita. Ou seja, não há um
instrumento universal para praticar a coleta de dados em avaliação da aprendizagem,
como não há um instrumento universal para coletar dados no campo da
ciência ou das várias ciências. Um instrumento inadequado distorce a
realidade e, desse modo, distorce também o conhecimento que se
busca.
2º - A mais tradicional e conhecida e a prova escrita. Este tipo de avaliação,na sua opinião, ainda é um método eficaz ou há a necessidade de utilizar métodos mais modernos de avaliar para acompanhar a modernização da sociedade?
O que denominamos de “prova”, de fato, é um “teste de
conhecimentos”. O que ocorre é que na história da educação moderna esse
instrumento foi utilizado com funções que estão muito para além da coleta de
dados sobre o desempenho do educando. Ela foi e tem sido utilizada com um
recurso de disciplinamento externo e aversivo sobre os educandos, através das
ameaças, da elaboração distorcida de questões mais para dificultar a resposta
do estudante do que para diagnosticar sua aprendizagem, além de ser utilizado
como um recurso de “aprovação ou reprovação dos educandos”, o que, por muitas
vezes, conduziu ao autoritarismo (tema que já abordei bastante no passado).
Caso a denominada prova seja utilizada dentro dos limites
de um “teste de conhecimento” é um recurso técnico de coleta de dados sobre
desempenho conceitual dos educandos, útil e interessante. Todavia, caso ela
seja utilizada na modalidade historicamente tradicional — isto é,
aparentemente, para diagnosticar a qualidade da aprendizagem dos educandos,
mas, de fato, para o seu disciplinamento externo e aversivo —, é
inadequada e insatisfatória, pois que, nessas condições distorce a realidade
do desempenho do educando, o que significa não possibilitar
um conhecimento adequado de sua aprendizagem e, certamente, sua reprovação.
3º - Existe uma forma diferenciada, atual e eficaz de avaliar o nível de conhecimento dos estudantes de educação física, já que é uma especialidade diferenciada no meu entender por se tratar da única categoria que realmente trabalha com a saúde?
Retomo o que disse acima. A forma adequada de coletar dados
para a avaliação depende do objeto que está sendo avaliado. Não há
uma forma universalmente válida, assim como para proceder diagnósticos, no
âmbito da saúde, para cada campo da vida humana, exige-se um instrumento ou uma
metodologia diferenciada.
Você mesma, em algum dia, já deve ter coletado sangue
para exames de laboratório. E, ao receber os resultados, deve ter verificado
que aquele montante de sangue coletado serviu com matéria prima para muitas
leituras bioquímicas, segundo metodologias diferenciadas.Um só recurso não dá
conta de todas as necessidades de dados para estudar um determinado objeto.
No caso do ensino-aprendizagem na escola, os
instrumentos dependerão do Projeto Pedagógico, ou seja, o que se propôs e foi
efetivamente ensinado e como foi ensinado. Os instrumentos acompanham o projeto
de ensino, desde que o que se está avaliando, no caso da educação escolar,
deveria ser os resultados do projeto de ensino, efetivamente executado.
O instrumento é o recurso pelo qual o educador pede ao educando
que revele se aprendeu o que ele ensinou. Somente isso. E
essa forma de perguntar depende do que se deseja saber — os
variados conteúdos (objetos) de avaliação.
4º - O que o Senhor acha desta forma de avaliação que o meu
professor solicitou?
De fato, acredito que seu professor deu-lhe uma atividade
interessante, para que você se dedicasse ao estudo do tema da avaliação da
aprendizagem. Sou gato a ele e a você, como disse no início deste texto.
Respondo. Essa atividade poderá revelar sua dedicação
e seu empenho em cumprir uma tarefa proposta por seu professor, porém,
não revela o que você aprendeu lendo os artigos do meu site.
Quem está respondendo as questões que você
formulou sou eu e não você. Então, eu estou revelando o que eu sei,
mas você não está revelando o que aprendeu, ou seja, esse instrumento (01) não
coleta os dados de sua aprendizagem sobre os conteúdos estudados no blog, mas
(02) sim de seu desempenho como cumpridora de uma tarefa.
Se o objetivo era saber se você havia aprendido alguma
coisa sobre avaliação, segundo os textos que estudou em meu site, esse
instrumento utilizado por seu professor é inadequado e insatisfatório. Se ele
desejava verificar se você era responsável em cumprir uma tarefa proposta por
ele, OK, é adequado.
Volta, então, a questão —
acima tratada — de que um instrumento de coleta de dados
necessita de ser adequado para “se saber exatamente o que se deseja saber”,
isto é, cada objeto de estudo exige um instrumento específico de coleta de
dados.
Em síntese, para saber se o recurso utilizado por seu
professor foi o adequado, importa saber o que ele queria diagnosticar ao
utilizá-lo. E isso, não ficou definido em sua correspondência. Pode até mesmo
ocorrer que ele não tenha lhe revelado o que desejava com essa tarefa. era
somente uma tarefa escolar-acadêmica.
O senso comum escolar, mais longamente
arraigado em todos nós, é de que os instrumentos são universais e
válidos em todos os tempos e circunstâncias, como a prova, por exemplo. E,
efetivamente, nenhum instrumento é universal; cada um é elaborado com
destinação própria e somente pode coletar dados específicos para essa
destinação. A tradição escolar, com as denominadas provas, comete esse engano
e, por isso, não pratica avaliação e, sim, exames, e ainda de forma distorcida,
pois que, poe muitas vezes, as provas são construídas sem levar em
conta as mínimas exigências de uma metodologia científica. E, certamente, um
instrumento de coleta de dados numa prática investigativa necessita de ser
construído com rigorosas regras da metodologia científica.
5º - O Senhor tem alguma dica de formas atuais de avaliação para os alunos de educação física?
Repito o que eu disse acima, os educadores na
área de educação física, como em qualquer outra área, necessitarão de ter
clareza e definição precisa sobre o que desejam ensinar e, para verificar
se seus estudantes aprenderam o que ensinaram, devem identificar e elaborar os
instrumentos que coletam os dados específicos que estão necessitando para praticar
a avaliação. O ato de avaliar, efetivamente se dá, por sobre os dados coletados.
Os dados coletados produzem uma descritiva do
desempenho do educando e avaliação da aprendizagem significa atribuir
qualidade a esse desempenho descrito.
Ele já é satisfatório? Se não é satisfatório ainda, o que
se vai fazer? Ensinar de novo? Reprovar e excluir o educando, como fazem os
exames escolares? Da avaliação decorre uma conseqüência — se necessário, a
intervenção corretiva da ação, se desejamos obter os melhores resultados
segundo o projeto de ensino que temos.
Um abraço em seu professor, um abraço para você e
sucesso nas atividades de estudos e aprendizagens entre vocês.
Atenciosamente
Cipriano Luckesi
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Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFantástico! bastante esclarecedor!!
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