sábado, 4 de outubro de 2014

52 - Sobre registro do testemunho do educador de que o educando aprendeu o que deveria ter aprendido: nota

Texto publicado anteriormente no Terra Blog, em 09 de maio de 2014
Cipriano Luckesi


Após a leitura do último "post" deste blog — que trata das óticas classificatória e diagnóstica na prática da avaliação da aprendizagem — , é possível que o leitor esteja se perguntando sobre como atribuir notas aos educandos quando efetivamente se trabalha como avaliação, isto é, quando se atua pedagogicamente sob a ótica diagnóstica, como recurso subsidiário do sucesso.

Ao longo do tempo de vida deste blog, tenho tratado desse tema em variadas ocasiões. Caso o leitor esteja interessado nessa temática, poderá servir-se da tarefa "pesquisar", que se encontra ao final da aba direita deste blog, buscando os textos já escritos e publicados neste blog sobre essa questão. Para tanto, colocar a expressão  "sobre notas escolares" e clicar em "pesquisar".

Então, terá em sua frente os textos já publicados neste blog sobre essa temática, que, de alguma forma, são suficientes para compreender como realizar a prática de registrar a qualidade do desempenho do educando, através da nota, e seu o significado. Afinal, a questão que emerge é: quando efetivamente praticamos avaliação — compreendida como uma investigação da qualidade do desempenho do educando que serve de base para novas e significativas intervenções tendo em vista a obtenção dos melhores resultados de nossa ação pedagógica — como atribuir nota? Afinal, como registrar nosso  testemunho de que o educando aprendeu o que deveria ter aprendido?

Em 04 de julho de 2013 (data relativa à publicação ni Terra Blog), encontrará o texto intitulado — "Então, como atribuir notas, se essa é a prática em nossas escolas?". Esse título está comprometido com um conjunto de outros textos, próximos dele, que tratam de notas escolares, suas distorções e possibilidades. No caso, o texto com o título, acima indicado, trata das possibilidades de proceder o registro do desempenho do educando em sua aprendizagem, de uma forma que não seja pura e simplesmente classificatória.


Boa leitura!






=====================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário