sexta-feira, 17 de outubro de 2014

59 - Intervenção para a construção de resultados satisfatórios na aprendizagem da redação

Texto publicado anteriormente no Terra Blog, em 17 de junho de 2009
Cipriano Luckesi

Recebi a seguinte solicitação:

“Olá professor, meu nome é Jorge Luiz, sou acadêmico do curso de letras no estado de Mato Grosso e estou escrevendo minha monografia justamente nessa questão "avaliação"  com novas perpectivas para a  prática avaliativa, focando a refacção textual, se a mesma é "aplicada", de uma forma que traga rendimento significativo ao aluno e se o a aplica como se deveria? o senhor poderia me dar umas dicas , uns informes? ah! claro  já utilizo do seu material. desde já obrigado.” 

Respondi como se segue.

A "refacção textual", se compreendo bem, significa a reconstrução de um texto, após sua avaliação, ou seja, ele fora (1) produzido pelo educando, (2) avaliado, (3) refeito.

Se assim é, a "refacção" significa a reorientação dos rumos da aprendizagem, após o diagnóstico de resultados parciais ou intermediários.

Pois bem, então, a "refacção do texto" não é a avaliação propriamente dita, mas sim a intervenção, após um ato avaliativo.

Observe que o ato de avaliar é uma ato de investigar a qualidade de alguma coisa. Caso essa investigação revele fragilidade nos resultados da ação, haverá necessidade de uma intervenção, tendo em vista sua restauração ou a sua construção em moldes mais satisfatórios. Caso essa investigação revele já a satisfatoriedade dos resultados, ocorrerá uma certificação (ou validação) dos resultados como positivos.

Então, no seu caso, compreendendo a avaliação como investigação e, se necessário, uma intervenção, importa:

(1) definir com precisão a que resultados deseja chegar, ensinando construção de texto;
(2) definir que aprendizagens o educando deve manifestar para que você admita que ele produziu um bom texto (tendo presente o seu nível de desenvolvimento), ou seja, definir os critérios de avaliação);
(3) identificar e elaborar um satisfatório e adequado instrumento de coleta de dados que possa efetivamente coletar dados de desempenho do educando, possibilitando descrever sua conduta aprendida; claro, no nível de desenvolvimento em que está, foi ensinado e aprendeu;
(4) aplicar o instrumento;
(5) tratar os dados (correção e tratamento);
(6) atribuir qualidade aos resultados (por comparação entre o desempenho descrito e os critérios de aceitação dos resultados);
(7) se necessário, praticar uma intervenção para o aperfeiçoamento dos resultados;
(8) se não se faz necessária uma intervenção, ocorre, então, uma certificação da qualidade final da conduta aprendida pelo educando. É esse resultado que necessita de ser registrado nos documentos escolares, usualmente denominado de nota. A nota só pode vir no final e não no meio do caminho. Isso obrigará os educadores a efetivamente investirem na aprendizagem dos educandos e não admitir que uma aprendizagem "média" já seja satisfatória.

O ato de avaliar, não tem mistérios quando é assumido como um ato de investigar e, se necessário, intervir. É um ato científico de investigação. O que você necessita de fazer é demonstrar como esse processo é eficiente também na aprendizagem da construção de textos por parte dos educandos escolares.

Atenciosamente
Cipriano Luckesi





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