quinta-feira, 2 de outubro de 2014

38 - Compreendendo mais sobre “Avaliação de larga escala e currículo escolar nacional”

 Publicado anteriormente no Terra Blog, em Salvador, 27 de maio de 2013
Cipriano Luckesi


No texto anterior, publicado neste blog, tratei da questão de como a avaliação de larga escala no âmbito da educação nacional lança mão, em seus instrumentos de coleta de dados sobre o desempenho dos educandos, dos conteúdos de caráter nacional; o que, por vezes, tem sido questionado por educadores assim como por gestores administrativos de instituições educacionais.

Desejo ampliar um pouco mais a compreensão sobre o que expus no artigo anterior.

Com algum tempo a mais de prática de avaliação de larga escala no país e, à medida que autoridades educacionais não utilizem os resultados da avaliação seja para premiar ou castigar instituições e/ou pessoas, assim como à medida que os gestores de instituições educacionais entendam que os resultados da avaliação são aliados na busca de mais significativos investimentos na educação e, por isso mesmo, de mais efetivos resultados positivos decorrentes da ação praticada, iremos nos aproximando do entendimento que a avaliação de larga escala é benéfica, para além de outros fatores, trazen uma sinalização para todos de que a educação no país, para servir à equalização social, seja de indivíduos, seja de regiões do pais, deve ter presente que os conteúdos de caráter nacional são fundamentais.

Eles não podem ser esquecidos nem ser diminuída a necessidade de investimentos no seu ensino e na sua aprendizagem. Os conteúdos regionais e locais são importantes para permitir que cada cidadão valorize seu rincão e as qualidades socioculturais, que os caracteriza. Todavia, eles são restritos diante das necessidades de adquirir conhecimentos e habilidade emergentes a partir do conhecimento elaborado.

A avaliação de larga escala, ao publicar os seus resultados, caso gestores da educação e educadores não se coloquem na auto-defesa, mas abram-se para aprender mais e, à medida que os poderes constituídos não utilizem esses mesmos resultados como recursos de castigo ou premiação, teremos oportunidade de aprender que os conteúdos de caráter nacional, se bem ensinados e bem aprendidos, possibilitarão que educandos deste país se aproximem, em termos de desenvolvimento, de educandos de todos os países denominados desenvolvidos. Permitirão que cada educando amplie seu estado de consciência e compreenda o mundo de um modo mais largo e abrangente. Afinal, como já lembrei no artigo anterior, o mundo é maior do que nossa rua, nosso bairro e nossa cidade. Esses componentes espaço-culturais são fundamentais para todos, mas restrito em termos de compreensão do mundo.

Importa que nossos educandos tenham acesso a esses conhecimentos e a essas habilidades, de tal forma que possam colocar-se, em posição de igualdade, junto a todos os educandos do mundo que têm acesso a esses conteúdos, à medida que os conteúdos de caráter nacional equiparam-se aos conteúdos de caráter universal. Ao menos dessa forma deve ser. Então, a equalização será feita pelo topo dos conhecimentos socioculturalmente significativos e não pelos de menor amplitude.

Isso não quer dizer que os conteúdos regionais e locais sejam de menor qualidade ou menos qualitativos. Significa, simplesmente, que eles são regionais e locais, com seus significados abrangendo esses limites.

Dessa forma, na prática do ensino escolar, importa que os educandos se apropriem dos conteúdos de todos os níveis, com igual significância e investimentos, mas também cientes de que os conteúdos de caráter nacional não podem nem devem ser obscurecidos. Ao contrário, valorizados como necessários.


Acredito que, para além de outros benefícios, a avaliação do sistema nacional de ensino de larga escala trará, a médio prazo, o benefício de todas as escolas do país passem a trabalhar extensivamente para que cada educando deste país tenha em suas mãos os conhecimentos mais significativos obtidos pela ciência, filosofia, literatura e arte universais; o que, de fato, será benéfico para todos.







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