Texto publicado anteriormente no Terra Blog, em 09 de maio de 2014
Cipriano Luckesi
Após a leitura do último
"post" deste blog — que trata das óticas classificatória e diagnóstica na
prática da avaliação da aprendizagem — , é possível que o leitor esteja se
perguntando sobre como atribuir notas aos educandos quando efetivamente se
trabalha como avaliação, isto é, quando se atua pedagogicamente sob a ótica
diagnóstica, como recurso subsidiário do sucesso.
Ao longo do tempo de vida deste blog,
tenho tratado desse tema em variadas ocasiões. Caso o leitor esteja interessado
nessa temática, poderá servir-se da tarefa "pesquisar", que se
encontra ao final da aba direita deste blog, buscando os textos já escritos e
publicados neste blog sobre essa questão. Para tanto, colocar a expressão
"sobre notas escolares" e clicar em "pesquisar".
Então, terá em sua frente os textos já
publicados neste blog sobre essa temática, que, de alguma forma, são
suficientes para compreender como realizar a prática de registrar a qualidade
do desempenho do educando, através da nota, e seu o significado. Afinal, a
questão que emerge é: quando efetivamente praticamos avaliação — compreendida
como uma investigação da qualidade do desempenho do educando que serve de base
para novas e significativas intervenções tendo em vista a obtenção dos melhores
resultados de nossa ação pedagógica — como atribuir nota? Afinal, como
registrar nosso testemunho de que o educando aprendeu o que deveria ter
aprendido?
Em 04 de julho de 2013 (data relativa à publicação ni Terra Blog), encontrará o
texto intitulado — "Então, como atribuir notas, se essa é a prática em
nossas escolas?". Esse título está comprometido com um conjunto de outros
textos, próximos dele, que tratam de notas escolares, suas distorções e
possibilidades. No caso, o texto com o título, acima indicado, trata das
possibilidades de proceder o registro do desempenho do educando em sua
aprendizagem, de uma forma que não seja pura e simplesmente classificatória.
Boa leitura!
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