sexta-feira, 17 de outubro de 2014

68 - Avaliação e niveis de escolaridade


texto publicado no Terra Blog, em 26/3/2009
Cipriano Luckesi




Recebi uma consulta a respeito da especificidade da avaliação da aprendizagem para cada nível de ensino e respondi o que se segue.

O ato de avaliar, em si, como investigar e intervir na perspectiva de obter o melhor resultado, é equivalente em todos os ambientes e possibilidades, todavia, ele serve ao projeto de ação ao qual está atrelado, o que, no caso, de suas perguntas sobre “avaliação nos diversos níveis de ensino”, redunda que há especificidade nos atos avaliativos em projetos realizados para os variados níveis de ensino. O projeto de ensino para a alfabetização é diverso do projeto de ensino para o fundamental, médio ou superior ,ou outros cursos não-formais.

Com isso, estou a lhe dizer que avaliação será sempre, em qualquer circunstância, um ato de investigar e intervir na realidade, tendo em vista bons resultados. Todavia, os atos avaliativos deverão, também, sempre ter presente as variáveis que configuram o seu objeto de abordagem, no caso da educação institucionalizada, quem configura essa especificidade é o projeto pedagógico, que dá direção à ação.

Ou seja, se você pratica avaliação na alfabetização, deverá levar em conta as variáveis que configuram a alfabetização; se pratica a avaliação no ensino fundamental, deverá levar em conta as variáveis que configuram esse nível de ensino; e, assim, em qualquer outro nível de ensino.

Com isso, estou a lhe dizer que existe um conceito e uma prática da avaliação que é a mesma em todas as circunstâncias — investigar e intervir; esse é o conceito e a configuração básicos da avaliação. Esse modelo de compreensão e prática , quando aplicado em objetos específicos, terá que ter presente as variáveis desse objeto. Por isso, existe uma prática avaliava que atende cada um dos níveis de ensino, ainda que a estrutura metodológica seja a mesma — investigar e intervir. O que diferencia são as variáveis a seren levadas em conta no ato de avaliar.

Sem mais.
Cipriano Luckesi






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