texto publicado no Terra Blog, em 26/3/2009
Cipriano Luckesi
Recebi uma consulta a
respeito da especificidade da avaliação da aprendizagem para cada nível de
ensino e respondi o que se segue.
O ato de avaliar, em
si, como investigar e intervir na perspectiva de obter o melhor resultado, é
equivalente em todos os ambientes e possibilidades, todavia, ele serve ao
projeto de ação ao qual está atrelado, o que, no caso, de suas perguntas sobre
“avaliação nos diversos níveis de ensino”, redunda que há especificidade nos
atos avaliativos em projetos realizados para os variados níveis de ensino. O
projeto de ensino para a alfabetização é diverso do projeto de ensino para o
fundamental, médio ou superior ,ou outros cursos não-formais.
Com isso, estou a lhe
dizer que avaliação será sempre, em qualquer circunstância, um ato de
investigar e intervir na realidade, tendo em vista bons resultados. Todavia, os
atos avaliativos deverão, também, sempre ter presente as variáveis que
configuram o seu objeto de abordagem, no caso da educação institucionalizada,
quem configura essa especificidade é o projeto pedagógico, que dá direção à
ação.
Ou seja, se você
pratica avaliação na alfabetização, deverá levar em conta as variáveis que
configuram a alfabetização; se pratica a avaliação no ensino fundamental,
deverá levar em conta as variáveis que configuram esse nível de ensino; e,
assim, em qualquer outro nível de ensino.
Com isso, estou a lhe
dizer que existe um conceito e uma prática da avaliação que é a mesma em todas
as circunstâncias — investigar e intervir; esse é o conceito e a configuração
básicos da avaliação. Esse modelo de compreensão e prática , quando aplicado em
objetos específicos, terá que ter presente as variáveis desse objeto. Por isso,
existe uma prática avaliava que atende cada um dos níveis de ensino, ainda que
a estrutura metodológica seja a mesma — investigar e intervir. O que diferencia
são as variáveis a seren levadas em conta no ato de avaliar.
Sem mais.
Cipriano Luckesi================================================
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